Amor para Obá

O espetáculo e uma encenação da saga de amor entre Xangô e suas três mulheres: Iansã, Oxum e Obá. A história, cheia de intrigas, lutas e amor, apresenta o folclore nacional através dos ritmos nordestinos das músicas que costuram o espetáculo, além de abordar as consequências do amor.

Design sem nome (3)

SINOPSE

Um grupo de jovens resolve acampar em uma praia deserta. Passam a noite conversando sobre os romances envolvendo os Orixás; o mais citado é a batalha de Obá para conquistar o amor, quase impossível, de Xangô. Como os jovens foram interrompidos por uma tempestade, acabaram adormecendo logo e sonharam com as histórias, como se eles fossem os Orixás.

O sonho mais intenso foi o da história de Obá, Orixá guerreira, que sempre sofreu pelo amor mal correspondido de Xangô. Sempre fez de tudo para que o orixá da justiça a desejasse, assim como as outras duas esposas: Oxum e Iansã.

elenco

Ator, diretor, escritor, tem 33 anos de carreira; participou de espetáculos como As filhas da mãe, Miss Brasil sou eu, Peter Pan, Frozen, Til, Capitães de Areia, sendo dirigido por Sebastião Apolônio, Ronaldo Ciambroni, Tchesco, dentre outros. Coordena o Grupo O Fi'los de Teatro há dez anos, dentre os espetáculosestão O Cravo e a Rosa em Confusão no jardim e Amor para Obá.

25 anos, é jornalista formado pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Atualmente trabalha como assessor de imprensa do Grupo O'Filos de teatro e do Grupo Drogarias Pacheco e São Paulo. Cursa teatro no Teatro Escola Macunaíma desde 2019. Já atuou em peças como: Homens de Papel, Hamlet, Eles não Usam Black-tie, A Chorus Line, Esperando Godot, Um Inimigo do Povo, O Santo Inquérito e O Cravo e a Rosa em Confusão no Jardim. No momento, participa das montagens teatrais de Amor para Obá e Antígona.

Ator formado pela Escola de Teatro Macunaíma onde também foi assistente de direção, sonoplasta e iluminador e hoje membro do grupo O'Filos. Participou de peças como: "Manifesta, Maria" de Camila Andrade, "As Solteiras" de Pitty Webbo, "Manada" de André Haidamus, "O Cravo e a Rosa em confusão no Jardim" de Alexandre Battel, "a palavra com A" Criação própria junto a Marcella Mendes e Bruna Varga e atualmente está com "Amor para Obá" de Alexandre Battel.

Possui 7 anos de experiência prática na área de atuação com três montagens de peças concluídas. Foi membro da Construção Companhia de Teatro e atualmente participa do grupo teatral O Fi´los. Participa de produções audiovisuais.

Ator, cantor, bailarino e sapateador. É Bacharel e Licenciado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (2019). Em 2023, completa 15 anos de Carreira e traz em seu currículo as seguintes peças: “A Vida como ela é” de Nelson Rodrigues, “Yerma” e “Bodas de Sangue” de Federico Garcia Lorca, “Vereda da Salvação” de Jorge Andrade, “O lugar de onde se vê” de Lara Hassum e Paulo Marcos, “Migraaaantes” de Matei Visniec, “A Herança” de Kátia Coelho, “O cravo e a rosa em confusão no jardim” e “Amor para Obá” de Alexandre Battel.

Atriz, tem 10 anos de carreira, já participou de peças como: “O Sonho de cada um”, “Humanipulador”, “Urbanicidade 1,2,3 e 4”, “Fragmentos de Antígona”, “Bailei na curva”, “O conto da caixa que conto”, “O cravo e a rosa em confusão no jardim”, “E agora meus Deuses?”, “A herança”, “O banquete”, “As bruxas da floresta”, “ Amor para Obá”. Sendo dirigida por: Alexandre Battel, Edson Araújo Lima, Vall Bellei, Lílian Domingos, Egbert Mesquita, Karina Kiss, Driko Gomez, dentre outros.

É uma drag queen humorista, atriz e apresentadora de eventos, tem 17 anos de carreira, já participou de peças como: “Amor para Obá”, “É o que tem pra hoje”, S30, Mis Brasil sou eu, Eu sou ela? Eu sou ele?,Elas são lokas Air fly, seu mau hunor pelos ares. Tem seu próprio show: Mais um tom de preto comedy. Sendo dirigida por Alexandre Battel, Vagner Cavalcante, Dicesar Ferreira, Ronaldo Ciambroni, Octávio Mendes, dentre outros

Se formou em 2012 pela escola de formação de atores Braapa. Trabalhou por mais de 8 anos no teatro Bibi Ferreira. Dentre os espetáculos adultos apresentados estão: Apenas um saxofone, Urbanicidade de 1, Urbanidcidade 2, Urbanicidade 3, Urbanicidade 4, Absurdamenteabsurda, Uma família muito doida, E agora meus Deuses, Amor para Obá, e infantis: Os três porquinhos o musical, Peter Pan e Sininho na Terra do Nunca, A pequena Sereia. Integra o elenco do grupo O Fi’los de teatro há 10 anos; e está no elenco da segunda temporada de Amor para Obá, espetáculo musicado que conta a história dos Orixás.

Atriz, tem 10 anos de carreira, pós graduada em Linguagem da Arte - USP, cursou Fátima Toledo- Preparação de Atores para Cinema, no Teatro atuou nas peças : “O Sonho de cada um”, “Urbanicidade 1,2,3, Encontro no Cortiço, Peji Ti Iyami- Altar de Minha Mãe, “ Amor para Obá”. Sendo dirigida por: Alexandre Battel, Edson Araújo Lima, Vinícius Alves, dentre outros.

Grupo Teatral O Fi'los

Nasceu em meados de 2005, após algumas pessoas da comunidade de Vila Santa Isabel e adjacências, zona leste da cidade de São Paulo, apresentaram interesse em aulas de teatro, porém sem condições financeiras para realizá-las, a partir daí, iniciou-se o projeto de ensino de teoria e prática teatrais a essa comunidade. Ao final de um semestre o grupo estava fortalecido e apto a realizar apresentações.

Essas aulas visavam incorporar teoria e técnicas teatrais necessárias à qualidade do ator. Conhecimento este que poucos têm acesso, devido a inúmeros obstáculos, como a falta de comprometimento com a cultura.

Com base nesses fundamentos o Grupo “O Fi’los” foi fundado, com o propósito de fazer da arte uma forma de esclarecer e contribuir para o crescimento intelectual da população, tornando-a atuante na sociedade